Artigo
Benefícios de quem tem cidadania italiana
Publicado em 25 de Maio de 2022 Simone Oliveira

Quando é reconhecido cidadão italiano, você passa a ter os mesmos direitos e deveres da população nascida na Itália e União Europeia (UE). Para quem tem interesse na graduação e na pós-graduação (mestrado ou doutorado), é possível optar tanto em estudar na Itália quanto em outros países da UE, com isso, pode-se solicitar bolsas de estudos com muito mais vantagens do que um cidadão estrangeiro comum. É possível ainda pedir reajuste nas mensalidades de acordo com a sua renda e conseguir financiamento através de um banco italiano, mesmo optando por estudar em outros países da UE.

Em relação ao trabalho, é possível se candidatar à qualquer vaga que seja de seu interesse, tanto na Itália como em outros países da UE. Uma questão importante para trabalhar na Itália é falar a língua nativa e o que aconselho é ter domínio da língua inglesa, pois, ao entrar no mercado de trabalho europeu, diversas oportunidades em órgãos e instituições internacionais demandam este conhecimento.

Os países europeus, em geral, estão carentes de mão de obra na área de serviços e da tecnologia da Informação, são muitas oportunidades que você pode concorrer com a cidadania italiana. Além de tais vagas, você pode também desfrutar de acordos que a Itália e a própria UE têm com outros países.

Por exemplo, com Austrália e Nova Zelândia existe um visto chamado Working Holiday Visa, que permite que o cidadão europeu assuma uma jornada de 40 horas semanais de maneira muito simples. E caso você pense nos Estados Unidos existe o visto de investidor chamado E2, que não tem exatamente um mínimo estabelecido como tem para um cidadão brasileiro e, sim, um valor sugerido de $100.000, mas se apresentar um plano de negócio este valor pode cair bem mais. Podendo desta forma você residir legalmente e até mesmo trabalhar em outras áreas nos Estados Unidos. Para ter acesso a todos estes benefícios você apenas precisa reconhecer sua cidadania italiana.

Para o reconhecimento, o procedimento necessário é levantar todas as certidões de nascimento, casamento e óbito de seus familiares, desde seu antenato italiano até você. Nossa equipe realiza o pedido de seu reconhecimento através do Tribunal de Roma e, a partir de julho, em tribunais regionais. Assim, você e familiares que têm o mesmo italiano em comum podem ter o reconhecimento da cidadania italiana por via judicial.

Nós orientamos você desde a análise de certidões até busca e pesquisas de documentos para que, dessa forma, monte sua pasta da melhor maneira possível, evitando todo e qualquer erro. Com tudo pronto, enviamos uma procuração para que um de nossos advogados represente e protocole o seu pedido de reconhecimento de cidadania. Após está etapa o Tribunal nos fornece o número de processo e, com ele, a nossa assessoria jurídica, além de acompanhar e informar sobre o seu processo, também fornecerá acesso ao aplicativo do tribunal para acompanhamento oficial dos status em tempo real do processo.

 

Além desses benefícios são inúmeras as vantagens em se tornar um cidadão italiano.


Teste GRÁTIS por 7 dias