Artigo
6 tendências e acontecimentos de RH para 2022
Publicado em 25 de Maio de 2022 Ronn Gabay

O ano de 2021 foi de alívio para todos. A maioria da população brasileira está vacinada, empresas retomando seus negócios, colaboradores voltando ao trabalho presencial e muitas novidades surgindo no mercado corporativo. O setor de recursos humanos foi o que mais enfrentou desafios na pandemia, desde adequação de processos até a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, que assegura os dados e informações de colaboradores nas organizações, até a gestão de equipes à distância.

Para 2022 muitas mudanças deverão ocorrer nas empresas, o especialista em benefícios e sócio da Bematize,, Ronn Gabay, listou seis tendências e acontecimentos de RH para 2022 que todo profissional da área deve ficar de olho se quiser destacar-se no mercado corporativo.

 

1- Trabalho híbrido e retorno presencial gradativo

Apesar do modelo à distância de trabalho, ainda ser evidência para 2022, o especialista acredita que haverá uma parcela maior de empresas aderindo à ida ao escritório, "As pessoas ficaram muito tempo longe umas das outras e agora querem compensar o tempo e aproveitar a oportunidade", comenta. Por outro lado, segundo Gabay, o trabalho remoto exigirá mais concentração e disciplina.

 

2- Retomada presencial de feiras e eventos

Em 2022 as feiras e eventos de RH devem retornar. "O grande desafio desse ano será incentivar a participação presencial de todos", comenta o profissional. Segundo ele, temas como autosserviço, autogestão e liderança deverão estar em alta nos painéis de palestras. "A expectativa é alta, já que é o ano de retomada pós-pandemia do setor de eventos" comenta Gabay.

 

3- Transformação digital e autosserviço 

E, por falar em transformação digital e autosserviço, desencadeou-se uma necessidade de mais profissionais engajados e antenados com a tecnologia. "Essa será uma das competências exigidas no momento de contratar novos colaboradores", afirma o especialista. Segundo Gabay, as empresas não querem profissionais totalmente dependentes de seus líderes, mas sim que tenham o controle de sua própria rotina. "Pessoas que se dão bem com a tecnologia e que sejam adeptas à digitalização das coisas, sem apego a operacionalização, serão mais valorizadas no mercado corporativo, afirma".

 

4- Benefícios flexíveis

Uma pesquisa realizada pela Bematize, com 7.800 colaboradores de seis empresas que oferecem benefícios flexíveis, apontou que os produtos que antes eram considerados commodities se tornaram específicos e vice-versa. Para  Gabay, as empresas deverão rever a gestão de benefícios atual e flexibilizar opções atrativas ao colaborador. "Não dá mais para oferecer o mesmo, os colaboradores buscam por novas opções, melhor dizendo, eles desejam escolher o seu benefício. As empresas deverão rever sua gestão de benefícios e oferecer novos produtos periodicamente, se quiserem reter talentos nos próximos anos", explica.

 

5- Programas de retenção de talentos

Outro ponto importante a destacar como uma tendência para 2022 é a motivação e retenção de talentos nas organizações. Para Gabay, no próximo ano os empregadores vão precisar ir além dos benefícios trabalhistas para reter talentos. "Acredito que a necessidade de se sentir um colaborador valorizado aumentará. A pandemia trouxe esse senso de pertencimento, de cuidado, e no próximo ano isso deve se perpetuar. Caso o colaborador perceba a falta de valorização por parte do empregador, ele pode buscar outras oportunidades no mercado que o façam", alerta ele. 

 

6- Desenvolvimento de líderes para projetos sociais

Para finalizar, Gabay acredita que projetos sociais estarão cada vez mais fortes dentro das organizações em 2022. Segundo ele, deixar que o colaborador encabece projetos sociais dentro das organizações também deve ser uma tendência para 2022. "Equipes de RH de diversas empresas estão aplicando isso e vem dando certo. Eles querem formar líderes para colocar à frente de causas e projetos sociais. Por outro lado, isso motiva os profissionais, que podem até desenvolver outras qualidades mais pessoais", finaliza.

 


Teste GRÁTIS por 7 dias