As dificuldades enfrentadas na fase do hipercrescimento podem ser definidas, antes de tudo, como uma lacuna no amadurecimento da startup e de seus fundadores. Conforme mostrado na tabela da página anterior, as startups passam por três grandes etapas em seu ciclo de vida – estágio inicial, product/market fit e hipercrescimento –, e cada uma delas exige iniciativas e habilidades bem distintas dos empreendedores e de suas organizações. Como a transição na terceira fase precisa acontecer muito rapidamente, virar a chave não é trivial.
Não se trata, no entanto, de nenhuma missão impossível. Em casos localizados, uma estratégia é adquirir soluções de prateleira – no aspecto da tecnologia – e, para tudo que precisa ser 100% desenvolvido internamente, a saída é trabalhar em um ecossistema, selecionando parceiros que coloquem a “skin in the game”, ou arrisquem a própria pele, como costuma dizer Nassim Taleb, o pai do conceito de antifragilidade. Parceiros contribuem não só para aumentar a velocidade como para produzir antifragilidade, que é a capacidade que uma empresa tem de sair das dificuldades melhor do que entrou.
Boa leitura!