Artigo
6 dicas para atingir o autoconhecimento e ter sucesso na carreira em 2022
Publicado em 25 de Maio de 2022 Luiz Fernando Lucas

Definir o que deseja melhorar e corrigir na vida são passos fundamentais para iniciar o processo de transformação interior.

O processo de auto-observação é o primeiro passo no caminho da busca da integridade e invariavelmente conduz para a melhoria e para a consciência. Como diz a frase do filósofo Stefano D'Anna: "Auto-observação é autocorreção". Nesta autoanálise, é lógico que pilares da vida de cada – como questões de saúde, relacionamento, estudo, trabalho, remuneração, investimentos, alimentação, forma física, etc. – são importantes e devem ser sopesados no momento de se definir as resoluções de ano novo. Mas mais do que incluí-las de forma protocolar na lista de resoluções, proponho que você avalie de fato o que o levou a algum tipo de progresso nas últimas vezes que parou para fazer isso.

O escritor e palestrante especializado em integridade, ética, ESG e compliance, autor do livro best-seller A Era da Integridade – Homo Conscious – A Próxima Evolução, Luis Fernando Lucas, recomenda que toda a resolução de começo de ano seja elaborada de forma a contribuir para o autoconhecimento de fato, não só na teoria, e seja construída com base na auto-observação. Nesse sentido, ele sugere seis dicas para atingir o autoconhecimento e, dessa forma, iniciar o ano com o pé direito e ao encontro do seu verdadeiro eu.

 

1. Defina dois aspectos mais importantes que quer melhorar ou corrigir. Só a auto-observação já o levará para autocorreção e melhora.

2. Aumente o tempo dedicado a se autoconhecer, a se curar, a se integrar consigo próprio.

3. Estabeleça um plano de autoconhecimento para ter um roteiro que inclua livros, cursos e vivências, assim como mentorias e experiências reais que possam ser transformadoras;

4. Faça uma avaliação do seu momento e elenque prioridades para cada um dos sete passos do Caminho da Integridade (disponível no capítulo 6 do meu livro, ou no curso online Caminho da Integridade, que disponibilizo gratuitamente);

5. Faça sua roda das virtudes, ou seja, elenque os sete ou nove valores absolutos que pautam (ou que você gostaria que pautassem sua vida) e avalie-os num gráfico de radar. Analise o status atual de suas atitudes em relação a cada um deles e como você gostaria de chegar ao final desse ciclo;

6. O exercício mais poderoso é fazer o raciocínio do que você faria hoje, se dinheiro, tempo ou qualquer outra condição não o impedissem. Provavelmente, isso é o que deveria constar em suas resoluções de ano novo.


Teste GRÁTIS por 7 dias