Artigo
Importância do planejamento estratégico para crescer o faturamento da empresa no pós-pandemia
Publicado em 25 de Maio de 2022 Tânia Zambon

Com a mudança radical do mercado durante o período de pandemia, a necessidade de atualização do planejamento estratégico para a tomada de decisões imediatas nas empresa torna-se extremamente importante. Antes que uma organização possa colher os frutos de sua estratégia de negócios, o planejamento deve ocorrer para garantir que sua estratégia permaneça ágil e executável.

 

Mas por quê o planejamento estratégico é tão importante?

Imagine que você está em um barco, perdido no meio do mar sem direcionamento. Você quer atingir a costa e pisar em terra firme, porém não sabe como. Assim é uma empresa sem um planejamento estratégico, ela quer ter crescimento, bons resultados, quer ser competitiva no mercado, atingir cada vez mais clientes, mas sem o planejamento ela está à deriva.

Um plano estratégico, quando bem-feito, se torna o mapa da empresa. É a base para qualquer empresário alcançar seus objetivos. Atualmente no Brasil, apenas 6% das empresas possuem planejamento estratégico. Ou seja, só em ter um planejamento estratégico a sua empresa já terá vantagem competitiva em relação a 94% das empresas brasileiras.

 

Planejamento estratégico pós-pandemia!

Nas primeiras semanas da crise da covid-19, as empresas começaram a implementar medidas de gestão de crises e resiliência. A maioria das empresas teve que reduzir a equipe, reorganizar o orçamento e gerenciar seu fluxo de caixa para lidar com a diminuição da demanda ou fechamentos temporários.

Com a reabertura da economia e face a toda a turbulência provocada pela pandemia, os empresários precisam agora reavaliar as suas estratégias de negócio neste novo contexto muito diferente e ter foco na solução.

O planejamento estratégico permite que você revise todas as atividades e funções de sua empresa e analise detalhadamente o potencial de mercado, a concorrência, a visão corporativa, os objetivos e as principais estratégias.

A temporada de planejamento estratégico geralmente cai no final de qualquer ano, mas quando o mundo ainda está se recuperando de uma pandemia global, as regras tradicionais simplesmente não se aplicam. Na verdade, pode-se argumentar que todo o ano de 2022 será a "temporada de planejamento estratégico" – um momento em que organizações grandes e pequenas procuram virar a página, apertar o botão de reset e voltar a avançar com o crescimento.

A pandemia empurrou as pessoas e empresas a adquirirem mais conhecimento e se adaptarem ainda mais aos desafios. Uma frase que sempre digo em aula é "preparo prévio evita desempenho fraco", aqueles que arregaçaram as mangas e buscaram as diferentes oportunidades que a pandemia trouxe, continuaram tendo resultados, continuaram crescendo e se desenvolvendo.

Durante esse período, meus alunos continuaram tendo crescimento em suas empresas, pois buscaram conosco alternativas para dar a volta por cima. O alinhamento e realinhamento das estratégias é cada vez mais importante para que as organizações sobrevivam no mercado.

Portanto, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Se você não sabe quanto quer faturar, qualquer faturamento serve. Então, o planejamento estratégico é a ponte entre o seu estado atual e seu estado desejado. Onde você quer estar daqui a um, dois, três..., cinco anos? Com o planejamento você traça esses objetivos e as tarefas necessárias para que você e sua empresa cheguem lá.


Teste GRÁTIS por 7 dias