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Sete erros que costumam sair muito caro para a vida de um profissional
Publicado em 17 de Abril de 2024 Fernanda Tochetto

Errar é um passo fundamental para o aprendizado e, consequentemente, para a evolução e para o sucesso. Não obstante, só porque enganar-se e cometer falhas tem essa carga positiva, é desnecessário que tomemos atitudes cujas consequências desastrosas já foram mais do que comprovadas por aqueles que nos precederam. Em outras palavras, podemos aprender com os erros cometidos por outras pessoas e devemos acreditar quando os mais experientes dizem que determinados caminhos não precisam ser trilhados.

No âmbito das profissões e da carreira, a psicóloga, treinadora comportamental, mentora de empreendedores e autora do livro “Destrave a sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, destaca sete deslizes que costumam sair mais caros do que outros, fazendo com que o profissional se encontre em desvantagem competitiva em relação a seus pares que não os cometem. “Dessa forma, é importante estar ciente desses erros a fim de evitá-los e garantir uma carreira bem-sucedida”, afirma.

O primeiro erro dessa lista é não investir em educação e autoconhecimento. De acordo com a psicóloga, o profissional que não busca melhorar suas habilidades técnicas e sócio-emocionais, seja através de cursos, workshops, palestras ou livros, está “aprisionando a si próprio em uma gaiola”, que o impede de alçar voos maiores na carreira. “A falta da educação, do autoconhecimento e das habilidades aprimoradas, leva a estagnação profissional e a perda de oportunidades para progredir”, diz.

Segundo a treinadora comportamental, ignorar o networking é mais um erro que deve ser evitado a todo custo pelo profissional, isto porque sem conexões e contatos com seus pares, ele pode perder oportunidades de emprego e crescimento na carreira. “Desse modo, o networking é fundamental em qualquer carreira e a falta de estabelecer e estreitar conexões com outros profissionais costuma sair bem caro”, ressalta.

Não buscar feedback de líderes e colegas de trabalho é o terceiro erro que muitos profissionais, seja por arrogância, seja por medo, costumam cometer e do qual devem procurar se preservar. “Feedback é crucial para o desenvolvimento profissional. Ignorá-lo pode levar a erros recorrentes, que podem fazer com que o aprendizado se prejudique, limitando, dessa forma, o potencial de crescimento na carreira”, afirma a mentora de empreendedores.

O quarto erro que tende a acarretar um grande impacto negativo na carreira de muitos profissionais é a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, destaca Fernanda. Conforme a psicóloga, um profissional que trabalha constantemente sem descanso, relegando a segundo plano sua vida pessoal (família e amigos), fica muito próximo de sofrer burnout (colapso emocional causado pelo trabalho). “Isso acaba prejudicando sua saúde mental e diminuindo sua produtividade no trabalho, o que atrapalha o prosseguimento de sua carreira”, diz.

Esta falta de equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional decorre muitas vezes do fato de a maioria das pessoas não saber gerenciar o próprio tempo. Sendo este o quinto erro que costuma sair bem caro para a carreira de um profissional. A treinadora comportamental destaca que saber gerenciar o tempo é fundamental para manter a produtividade e atender às demandas profissionais. “Pecar nesta tarefa pode levar a prazos perdidos, atrasos e falta de qualidade no trabalho”, sentencia.

Outra falha com grande potencial de causar estragos, diz a mentora de empreendedores, é não saber negociar com seus empregadores benefícios, salários, oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. De acordo com Fernanda, a habilidade de negociação - saber ouvir atentamente e expor seus argumentos de maneira clara e assertiva - é fundamental em qualquer carreira. “Se o profissional não sabe negociar, pode acabar não progredindo profissionalmente e até mesmo sendo mal remunerado”, afirma.

Por fim, o sétimo erro que pode estagnar e atrasar uma carreira é não saber lidar com conflitos constantes no ambiente de trabalho. A psicóloga ressalta que conflitos são inevitáveis em qualquer relação, seja pessoal, seja profissional. “Se a pessoa apresenta dificuldades em gerenciar conflitos, pode acabar criando tensões desnecessárias no ambiente de trabalho e perder, assim, oportunidades de colaboração e crescimento na carreira”, diz.

Para evitar que tais erros atrapalhem uma carreira que poderia ser bem-sucedida, Fernanda pede aos profissionais que: invistam em sua própria educação; façam networking; busquem feedback para não incorrerem nas mesmas falhas; equilibrem vida pessoal e profissional; gerenciem melhor o tempo que necessitam para executarem as tarefas do dia a dia; desenvolvam habilidades de negociação; e aprendam a lidar com os conflitos inevitáveis no ambiente de trabalho. “Lembrem-se: há sempre espaço para aprender e crescer na carreira”, conclui.

Foto: Canva

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