Diante de um cenário competitivo cada vez mais desafiador e das previsões apocalípticas sobre a disrupção digital por parte das startups e das “Big Techs”, boa parte das empresas ditas “convencionais” iniciaram programas de transformação digital para recuperar terreno e seguirem vencedoras. Como se os motivos acima já não fossem relevantes o suficiente para justificarem os investimentos em transformação digital, some-se a eles a maior pandemia da história seguida de um processo longo de recuperação econômica - nada será como antes, não é mesmo? Este será o nosso “novo normal”.
Segundo dados divulgados pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) durante o 3º seminário de Políticas Públicas & Negócios, que aconteceu em 2018 na cidade de Brasília, o investimento em programas relacionados à transformação digital deve movimentar cerca de R$ 250 bilhões de reais até 2021.
Os dados globais impressionam ainda mais: de acordo com o IDC, em seu relatório IDC study provides IDC's top 10 predictions for digital transformation for 2020, evidenciou que os investimentos diretos em transformação digital vão crescer a uma taxa anual de 17.5% entre 2020 e 2023, atingindo o patamar de $ 7.1 trilhões neste período.
Estes números evidenciam o enorme senso de urgência que as companhias têm dedicado ao tema, tendo este passado a ser assunto recorrente nos conselhos de administração e diretorias executivas. Até mesmo comitês tem sido criados e vinculados diretamente ao conselho de administração, para reforçar a visão estratégica e de longo prazo para o tema.
Tais esforços, normalmente chamados de programas de transformação digital, estão ligados não apenas à aplicação de tecnologias emergentes para revitalizar os negócios atuais e/ou para criar novos, eles também envolvem a adoção de novos arranjos organizacionais, o mapeamento e revitalização da experiência do cliente, reforço de uma cultura de decisões suportadas por dados, a atualização da arquitetura tecnológica com foco em nuvem e a conexão mais profunda com o ecossistema de startups.
O termo Transformação Digital é recente, surgiu há menos de 10 anos, e compreende: iniciativas com foco em digitalizar a empresa para torná-la mais eficiente e ágil, melhorar substancialmente a experiência do cliente, gerar novas fontes de receita através de ofertas digitais, experimentar novas formas de trabalho, testar novos modelos de negócio e avaliar oportunidades em mercados que estão se transformando.
Realizar este movimento diz muito mais sobre como as empresas irão navegar em um ambiente competitivo transformado por tecnologia do que sobre a tecnologia em si.
Neste ebook você vai aprender os 10 passos essenciais para iniciar uma transformação digital na sua empresa. Acompanhe a leitura e aproveite cada dica!