Artigo
Ideias Fora da Caixa
Publicado em 05 de Dezembro de 2023 P.AGE

Por que as inovações do dia a dia parecem tão pouco surpreendentes?

 As inovações constantes do dia a dia são, paradoxalmente, pouco surpreendentes. Isso se deve à maneira lógica com a qual soluções são formadas.
   Por definição, inovação significa criar algo novo, através de ideias ou métodos que não se parecem com propostas anteriores. Mas, atualmente, as "novidades" que se dizem inovadoras pouco mudam paradigmas e propostas anteriores, pecando pela falta de renovações em produtos, serviços, processos e modelos de negócio. 
   Um exemplo disso é o mercado de smartphones. Torna-se lógico que, havendo um smartphone com um tamanho razoável, boas implicações, bom processamento e gadgets, haverá um novo smartphone maior, com melhores implicações, melhor processamento e mais gadgets.
   Como dito, embora sejam "novidades", não são inovadoras. E essa progressão desinteressante segue não só para tecnologias, mas também para relações, produtos, serviços e treinamentos. Para que as inovações sejam realmente surpreendentes, é preciso que elas sejam disruptivas. Elas precisam quebrar paradigmas e oferecer soluções novas e inesperadas para os problemas que enfrentamos.

INOVAÇÕES NO TREINAMENTO CORPORATIVO:
   No mundo dos negócios, a inovação é essencial para o sucesso. No entanto, muitas vezes, os treinamentos corporativos que deveriam alavancar os negócios parecem ser mais uma fonte de involução do que de inovação.
   É perceptível que esses treinamentos ultrapassados têm um Modus Operandi: adequar as informações em práticas que podem ser ensinadas. Sendo só e somente isso. Não parece pouco? Pois é! Como dito, esses treinamentos que se dizem inovadores são somente evoluções fáceis, básicas e óbvias para explicações ruins. Por isso, não são inovadoras. Mas o que lhes falta para inovar? Simples: pensar fora da caixa!
   Para que os treinamentos corporativos sejam realmente inovadores, é preciso que eles também sejam disruptivos. Eles precisam quebrar paradigmas e oferecer soluções novas e inesperadas para os problemas que os colaboradores enfrentam.

O QUE SÃO IDEIAS FORA DA CAIXA?
   Pensar fora da caixa é o ideal para grandes cases e projetos. Os treinamentos corporativos que realmente inovam são aqueles que, ao pensar fora da caixa, não se contentam em seguir a progressão convencional dos treinamentos comuns, buscando soluções INESPERADAS para os problemas que os colaboradores enfrentam; que são centrados no colaborador, para atender suas necessidades e ajudá-los a melhorar seu desempenho e sua satisfação no trabalho; além de, fundamentalmente, serem envolventes e motivadores, utilizando técnicas e estratégias que tornam o aprendizado mais eficaz e agradável.
   Pensar fora da caixa é uma expressão que significa pensar de uma nova perspectiva. É uma habilidade importante para a inovação nestes projetos, pois permite que as pessoas encontrem soluções novas e inesperadas para problemas. Por isso, a agência P.AGE sempre se focou em descobrir a melhor maneira de pensar da caixa e, no processo, como ajudar as pessoas se desenvolverem e também pensarem fora da caixa. Sempre nos aprofundamos nos conteúdos de nossos clientes, procurando compreender seus objetivos e, em conjunto, quais as melhores e mais surpreendentes maneiras de alcançá-los, experimentando novas possibilidades e tendo em mente que pensar fora da caixa é uma habilidade única.
   Evidente que, durante toda sua trajetória, a P.AGE evoluiu como sendo a única a trazer propostas complexas e verdadeiramente diferentes. Mas, algumas são especiais o suficiente para exemplificar o que é um Case de Sucesso e de que maneira se é possível pensar fora da caixa.

CASE DE SUCESSO - ESCALADA DE SEGURANÇA:
   Um de nossos grandes clientes, parceiros nesta jornada, necessitava entregar informações protocolares sobre a segurança do trabalho. Com um público-alvo já determinado e um objetivo em mente, percebemos o desafio.

Desafio:
   Tendo um imenso desafio, neste case devíamos demonstrar à diversos trabalhadores os protocolos fundamentais de segurança no trabalho, em âmbitos gerais e quais os seus mínimos detalhes de execução, de maneira divertida e atraente, mesmo àqueles que já compreendiam os processos até os menos familiares à este assunto.

Diagnóstico:
   Como sempre, foi essencial executar, antes de iniciar o projeto, fases de diagnóstico para entender quais as situações de entendimento a serem emplacadas e de que forma poderiam ser propostas para que pudéssemos obter êxito nos objetivos.
Solução:
   Após o diagnóstico situacional, a solução encontrada foi mutar a concepção simples e sisuda de demonstrar na prática os processos, executados através do ambiente virtual, em uma escalada metafórica e progressiva destes procedimentos importantes.
   A escalada foi pensada em um design amigável e atraente, tendo como personagem principal uma raposinha simpática que traria situações de conflito e aprendizado reconstruídas a partir dos ensinamentos a serem passados.
   Separando por módulos, foi possível ampliar este conhecimento de forma não cansativa e divertida, trazendo cada vez mais interação em cada etapa com jogos e recompensas que moviam a história e traziam o conhecimento permanentemente, tornando o treinamento inesquecível para todos e formando a possibilidade de ingerir (com espaço de sobra) ainda mais informações.
   A cada passo completado pelos participantes, seu avanço na escalada tornava-o mais seguro, durante todo jogo e ainda mais na realidade!
Resultados:
   Foi tamanho o sucesso de implementação deste E-Learning interativo; com base no plano de aula aprofundado e incrementando fundamentos de roteirização, arte digital e programação; que se tornou um dos principais materiais exemplares de ensino andragógico oferecidos aos nossos clientes.
Análise:
   Remoldar as origens do conhecimento que nos foi oferecido para criarmos uma grande e fluida apresentação de conceitos parece uma análise improvável, mas seu resultado é inquestionável. Reorganizar métodos e torná-los impressionantes, mas inegáveis enquanto resultado, é a base para tornar um treinamento em uma oportunidade de desenvolver.

Conclusão:
   A inovação, neste caso, foi mantida com sucesso e sem falsas novidades. De fato, é uma novidade gameficar de tal maneira que se torne um conteúdo divertido, mas extremamente importante e relevante profissionalmente.

CASE DE SUCESSO - PLATAFORMA P.AGE 4.0:

Descritivo:
   Com o advento da já conhecida pandemia de COVID-19, no ano de 2020, também vieram novos desafios para as empresas e agências, como nós, tendo inclusa a necessidade de treinar e desenvolver equipes de atendimento de forma remota.

Desafio:
   Tendo como ideal auxiliar as empresas de forma remota, o desafio se tornou construir um ambiente virtual que atendesse às necessidades de todas as equipes e colaboradores de nossos clientes, nas mais diversas instâncias e infelizes adversidades, e independentemente do nível de experiência ou localização.

Diagnóstico:
   Antes de iniciar o projeto, foram realizadas fases de diagnóstico para entender as diferentes realidades encontradas no mundo real e transpor, desta mesma maneira realista, mas com um toque de encanto, ao mundo virtual, nosso recurso mais valioso para o objetivo naquele momento.

Solução:
   Após a análise dos dados, a solução encontrada foi desenvolver uma plataforma de treinamento totalmente inovadora e gameficada.
   A plataforma foi projetada para ser intuitiva e fácil de usar, com uma navegação semelhante a aplicativos de entretenimento, mas com conteúdos desenvolvidos em uma linguagem didática e atual, utilizando diversos formatos, como vídeo aulas, jogos interativos, telejornal, ranking de engajamento, podcasts e outros.
   A gamificação foi uma das principais apostas à esta solução, com um algoritmo que recompensa os usuários conforme o tempo de treinamento e o desempenho nos jogos. Para incentivar ainda mais a participação dos usuários, foi criada uma loja virtual dentro da plataforma, onde eles poderiam trocar suas moedas virtuais por prêmios.
Resultados:
   A plataforma foi um sucesso em vários sentidos, com um acesso de mais de 60 mil atendentes por mês. Os resultados também foram positivos em termos de vendas, com um incremento de mais de 15% ao acessar a plataforma.

Análise:
   O sucesso da solução se deve a uma combinação de fatores, como a compreensão das necessidades dos usuários que iriam acessar e do objetivo do cliente ao propormos a plataforma, além da inovação na concepção da plataforma e a implementação de uma estratégia de gamificação, com ferramentas de engaje como a criação de uma loja virtual para incentivar a participação.

Conclusão:
   Neste caso, é possível perceber a forma correta de inovar de verdade no treinamento de equipes mesmo em tempos de crise. Para isso, é preciso entender as necessidades dos usuários, pensar fora da caixa e implementar soluções inovadoras.

CASE DE SUCESSO - CONVENÇÕES:

 Descritivo:
   Anualmente em muitas ocasiões, é nos pedido que façamos o treinamento presencial para multidões que precisarão aprender preceitos. Em 2023, um de nossos maiores clientes, do ramo farmacêutico, requisitou e nos confiou um treinamento capaz de abarcar diversas equipes e que ensinasse e revisasse um lista vasta de produtos e procedimentos do ramo.

Desafio:
   Tendo a olhos vistos a imensa quantidade de pessoas que precisariam de atenção (e de fato, não negaríamos a atenção total a cada um dos participantes) e a intensidade com a qual as informações precisavam ser aprendidas, tomamos estes fatores como os principais desafios.

Diagnóstico:
   Para propormos uma solução, foi necessária uma análise minuciosa do conteúdo farmacêutico, sobre cada produto e procedimento necessário a se aderir como informação aos participantes.

Solução:
   A solução não foi nada simples, mas imensamente eficaz e cativante para todos que tiveram a boa oportunidade de participar.
   A solução fora dividir as equipes em grandes estações de jogos, onde o tiro ao alvo com dardos de brinquedo e botoeiras responsivas foram também modificadas ao mesmo propósito.
   As estações tematizadas por jogos e cultura geek eram divididas em:
Folhões de atividades, com intenção de trazer competitividade aos integrantes, mas assertividade a cada resposta;
Tiro ao alvo com perguntas e respostas, para intensificar a dinâmica de jogadores e despertar o foco deles;
Tabuleiros físicos e em tablets davam a iminência do conhecimento exercido e a necessidade de fixação a cada desafio apresentado pelas casas e dados;
Apresentações e até um teatro interativo foi criado com o intuito de chamar atenção aos assuntos abordados.

Resultados:
   Todos os participantes tiveram resultados impressionantes, com acertos além do satisfatório em atividades e questões além de uma fixação ainda maior nos conceitos apresentados.

Análise:
   Como dito anteriormente, sucesso da solução se deve a uma combinação de fatores, como a compreensão das necessidades dos usuários que iriam acessar e do objetivo do cliente, e por isso o trabalho conjunto em cada uma das etapas foi imensamente aceito e usado como exemplo de case.

Conclusão:
   Novamente, a inovação veio através das ideias que não são presas a conceitos iniciais e atravancados. As ideias fora da caixa devem predominar nos treinamentos, essa é uma lição fundamental que a P.AGE propõe a cada nova solução!


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