Artigo
Pesquisa inédita no Brasil revela insights sobre o futuro do ambiente de trabalho
Publicado em 25 de Maio de 2022 Herman Miller

A Herman Miller, grupo internacional de design e soluções para o ambiente de trabalho, divulgou os resultados de pesquisa inédita no Brasil sobre o Futuro do Trabalho. O estudo que ouviu profissionais dos principais escritórios de arquitetura e design do país, em cinco estados brasileiros, trouxe oito principais insights a partir da busca por conhecer quais características culturais influenciam em forma, espaço e configuração no ambiente de trabalho. Além disso, buscou entender as referências futuras para o processo de criação para os novos escritórios corporativos.

Convidados arquitetos e designers de 13 escritórios, de locais como Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, a pesquisa foi dividida em focos no individual, na flexibilidade das relações e nas novidades tecnológicas. Entre os principais pontos levantados por eles, estão a qualidade de vida apontada como uma moeda de troca na busca por um equilibro entre vida pessoal e profissional; trabalhar em casa passou a ser relativo, pois mesmo com os funcionários demonstrando mais produtividade em home office, a troca humana passou a fazer falta; e a procura por ambientes seguros e com bem-estar, como atrativo para trazer os colaboradores novamente aos escritórios físicos.

Outros pontos abordados foram o espaço híbrido como ideal, uma vez que com o home office as pessoas passaram a sentir falta do olho no olho, das reuniões semanais e do sentimento de pertencimento. Espaços mais flexíveis, com ambientes configurados a partir da necessidade do momento, com mobiliário com possibilidade de ser deslocado de um lugar para o outro e a personalização dos espaços, foram dois insights mencionados e que são importantes para os projetos de design dos escritórios.

Por fim, investimentos na tecnologia e nos espaços do tipo phygital também são importantes. Para a maioria, a tecnologia passou a ser vista ainda com mais atenção ao ser atrelada à produtividade, empresas de todo o mundo passaram a contar com sistemas de acesso à rede, permitindo que funcionários trabalhem seja do escritório ou de suas casas. Já sobre os espaços phygital, os entrevistados reforçam que os ambientes precisarão ser digitais e físicos ao mesmo tempo (indo ao encontro ao modelo híbrido de trabalho), assim dando a liberdade de todos exercerem suas funções de lugares diferentes e ao mesmo tempo, com a mesma qualidade.

 "Neste momento em que o local de trabalho está mudando tão rapidamente e o futuro parece chegar mais rápido do que podemos imaginar, é preciso alinhar as necessidades dos funcionários a desenhos de espaços de trabalho mais atraentes e produtivos. E, nós, da Herman Miller estamos preparados para ajudar nessa evolução com insights, produtos e serviços que vão incentivá-los a se sentirem mais confortáveis durante o trabalho e nos modelos diversos adotados pelas empresas", afirma Débora Ferreira, diretora comercial da Herman Miller Brasil.

 A Herman Miller conduziu o estudo dividindo em algumas etapas. No primeiro passo foram enviados questionários online aos profissionais, que responderam sobre o processo de criação dos projetos corporativos e a relação com seus clientes. As perguntas foram ancoradas nos tópicos de ética, relacionamento, aprendizado e compartilhamento, mobilização, realidade mundial e especialidade técnica.

Já como segundo passo, os profissionais participaram de um workshop online, sob coordenação da própria Herman Miller, noqual puderam refletir e debater a respeito dos assuntos. Esse material rendeu não somente a pesquisa, mas também um paper que traz na íntegra e no detalhe os insights levantados.


Teste GRÁTIS por 7 dias