Artigo
Equidade de gênero nas empresas
Publicado em 21 de Outubro de 2022 Rosa Bernhoeft, CEO da Alba Consultoria.

Hoje, é essencial para uma empresa tratar do tema equidade de gênero, assim como é também um desafio para a alta direção e os líderes que conduzem.
Torna-se uma “causa” que garante resultados, ganhos superiores, valores da marca, produtividade, inovação e criatividade, saúde e sustentabilidade entre outros aspectos estratégicos do negócio.
Podemos observar que para obter os benefícios na empresa, na sociedade, há a necessidade de se conduzir as soluções como investimentos com retorno e não como custo, e sabendo que se trata de um composto de temas e ações que se entrelaçam entre si e que custam dinheiro e tempo.


O tema é de todos, e envolvem: Decisões estratégicas, Processos organizacionais de gestão de pessoas, remuneração e comportamentos.
As Decisões estratégicas são tomadas pelo conselho e alta direção da empresa. Cabe a elas o papel de promover a causa, dar as prioridades e principalmente definir os benefícios a serem cuidados. Por que e para que estamos buscando a equidade? E assumir os riscos e oportunidades de mudar uma cultura, componentes, as metas e fazer investimentos.


Já os processos organizacionais de Gestão de Pessoas estão divididos em:

a) Processo seletivo: Empresa costumam criar perfis, atributos, estilos, habilidades e experiências, necessárias nos candidatos. Precisam de revisão para encontrar quais definições podem estar desfavorecendo as mulheres. Muitas empresas ensaiam a “seleção as cegas” para evitar discriminação.


b) Avaliação de Desempenho é uma prática nas empresas em muitas metodologias para facilitar como as pessoas se organizam e operam metas, objetivos e resultados que entregam. Usar como instrumento neutro e justo para apoiar avaliações que favoreçam o crescimento de todos.


c) Desenvolvimento/Capacitação: Conhecer as capacidades instaladas, as forças e as necessidades, em especial das mulheres, o desenvolvimento pode ajudar para investir de maneira objetiva, real e prática em cada colaborador, aproveitar seus talentos e experiencias e fazer retenção daqueles que realmente são potenciais, aproveitando as singularidades nas estratégias e movimentações.


d) Carreira e Sucessão: Formar estruturas com trilhas, estratégias de crescimento associados aos atributos dos diferentes níveis de poder, somadas às exigências futuras da empresa, são necessidades essenciais que levam a preparar futuros líderes, profissionais prontos para assumir novas cadeiras, pesquisar e gerir potenciais.


Perceber estas possibilidades faz que o profissional se prepare para ambicionar e competir por um “Lugar ao Sol”. No caso das mulheres exige entender seus ciclos e compromissos com outros papéis, sem deixar de estimular a sua participação e a oferta de oportunidades. Abrir espaços para exposição, contribuição, direção de projetos, formas de discussão estratégica, disposição para novas posições devem compor o plano do desenvolvimento e carreira delas.
A questão da remuneração é um tema delicado e urgente, que constatamos diferenças de remuneração entre homens e mulheres, cabe a direção decisões sobre equiparação salarial, benefícios e outros sistemas de recompensas, são estratégias que pertencem ao âmbito de políticas da empresa para gestão de pessoas. Mostram a intencionalidade da organização de tratar o tema da equidade de forma concreta e real.


Sobre comportamentos, temos dois aspectos a considerar:
1) O processo de fortalecimento da Mulher para conseguir repactuar sua importância nos diferentes contextos que atua. Para isto acontecer, as organizações podem incentivar, ajudar e fornecer produtos, serviços e ambientes. Programas de desenvolvimento de liderança, Mentoria, Coaching, Saúde e Autocuidados, ofertados com foco na condição feminina.


2) O processo grupal é composto por ações grupais, roda de conversa, lives sobre temas específicos (maternidade, empreendedorismo feminino, burnout etc.), ações táticas, Reforço de datas comemorativas (Dia das Mães, Dia da Mulher etc.), canais de denúncia de assédio, atendimento psicológico, campanhas para promoção da diversidade, participação em ações voluntárias, consultorias, pesquisas e debates.
Sabemos que todas estas ações e muitas mais podem trazer como evidências e retorno, empresas mais produtivas, mais inovadoras, mais criativas, contextos saudáveis apoiadores do crescimento, resultados superiores em toda a cadeia de valor, com um valor maior para a marca e reputação.


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