Artigo
5 ações de endomarketing para o Dia da Mulher
Publicado em 08 de Março de 2024 Progic

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma ocasião importante para reconhecer as conquistas do sexo feminino ao longo dos anos nos cenários social, político e econômico. No entanto, também serve como um lembrete das desigualdades persistentes que elas enfrentam diariamente. Quando se trata do mercado de trabalho, as disparidades de gênero são evidentes. As mulheres representam nas empresas 59,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas.


“Os números comprovam a importância do dia 8 de março. E infelizmente, a conquista por essa data não resolveu os problemas, mas mantém viva a discussão e a luta contínua pelos nossos direitos. Hoje em dia, temos vários movimentos sendo realizados, a conscientização evoluiu e a mudança depende de cada um, inclusive das organizações. Até porque, não há como falar sobre o Dia da Mulher sem levantar questões como equidade, feminismo, estupro ou assédio", enfatiza Daniane Bergamini, diretora de gerente e gestão da Progic, empresa líder em TV corporativa no Brasil.
Não ter conhecimento de algo, não significa que essa coisa não aconteça. Por isso, é tão importante que essa data seja trabalhada também nas organizações, por meio de campanhas para o empoderamento feminino.
Para apoiar essa iniciativa, veja algumas sugestões de ações de endomarketing propostas pela executiva:


⦁    Diálogo Empoderado
Para sair da rotina e agregar conhecimento a todos os colaboradores, uma tarde de diálogo pode ser uma boa ação para o Dia da Mulher na empresa.

Convidar palestrantes ou representantes de alguma instituição que apoia mulheres para discutir sobre empoderamento feminino e sobre a história pode ser uma ação interessante. Em paralelo, disponibilizar coffee break e brindes para quem participar.


⦁    Campanha de arrecadação
Outra alternativa para impactar esse dia, é realizar uma campanha e arrecadar quantias em dinheiro para destinar a movimentos ou instituições que lutam pelas mulheres. Para incentivar, a empresa pode propor doar ½ ou dobrar o que for arrecadado pelos colaboradores.


⦁    Desafio Dia da Mulher
Para promover o reconhecimento das mulheres, realizar o “desafio Dia da Mulher” distribuindo desafios em pequenos pedaços de papel para cada colaborador é uma ação legal.
Ela também pode ser veiculada nas redes sociais, pedindo que todos registrem o desafio sendo cumprido e o publiquem com uma hashtag da campanha.


⦁    Roda de Conversa
No dia 8 de março, reúna as colaboradoras para uma roda de conversa e coffee break. Em uma caixa coloque alguns cartões com os perfis de mulheres históricas, ou que são conhecidas por sua trajetória de vida.
Aos poucos, realizem a leitura desses perfis e conversem sobre as situações apresentadas. A ideia é que as reflexões aconteçam naturalmente e ao final da atividade, as mulheres estejam mais unidas e engajadas, com sentimento de equipe e sororidade.


⦁    Dia da Mulher na TV Corporativa
A TV Corporativa representa uma excelente ferramenta de comunicação interna, facilitando a promoção de campanhas e iniciativas de conscientização dentro das empresas. Por meio do movimento das telas e atratividade das animações, divulgar mensagens importantes aos colaboradores se torna mais efetivo, facilitando o alcance dos resultados. É possível divulgar nas telas, histórias inspiradoras de mulheres,  vídeos com as colaboradoras mulheres que queiram falar sobre suas trajetórias profissionais ou outros temas que engajem o time.
 

Tags


Teste GRÁTIS por 7 dias